Blog
Voltar
19/07/2019 15:34

Seguro Carta Verde é Obrigatório!


O Seguro Carta Verde é um seguro de responsabilidade civil obrigatório, instituído pela Resolução 120/94, do Grupo Mercado Comum do Mercosul, que passou a vigorar a partir de 1º de julho de 1995.

O seguro Carta Verde é obrigatório, e pode ser feito de segunda a sexta feira em uma agência Sulcredi, das 9 às 15 horas.

É um seguro que cobre a Responsabilidade Civil do Proprietário e/ou Condutor de Veículos Automotores Terrestres (automóvel de passeio – particular ou de aluguel), não matriculados nos países de ingresso em viagem internacional por danos causados a pessoas ou objetos não transportados.

 Quais são os objetivos e os riscos cobertos do Seguro CARTA VERDE?

Cobrir as indenizações que os proprietários e/ou condutores de veículos de passeio em trânsito por países do Mercosul que não seja o de sua origem, sejam obrigados a pagar por danos corporais e/ou materiais causados a terceiros nestes países. Considera-se o risco coberto a responsabilidade civil do segurado por danos materiais e/ou corporais a terceiros não transportados pelo veículo segurado, em consequência de acidente de trânsito causado:

  • pelo veículo segurado, sendo este, necessariamente, de passeio (particular ou de aluguel), não licenciado no país de ingresso;
  • por objetos transportados no veículo em lugar, em seu interior, destinado a esse fim; e
  • por reboque acoplado ao veículo segurado, desde que também discriminado na apólice/endosso.

 

Quem deve contratar?

Todos os condutores e/ou proprietários de veículos de países do Mercosul que vão transpor a sua fronteira nacional e circular em outros países membros do Mercocul.

 Quais são as coberturas e âmbito geográfico do seguro?

Coberturas:

  • danos materiais causados a terceiros;
  • danos corporais (morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares) causados a terceiros e
  • pagamento de honorários de advogado de defesa do segurado, bem como custas judiciais.

Âmbito Geográfico

Países integrantes do Convênio de Transportes Internacional Terrestre do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – cobrindo somente os eventos ocorridos fora do território nacional do país de emplacamento (matrícula) do veículo.

 Se o Seguro não for contratado, quais as consequências?

O seguro Carta Verde é obrigatório e a apresentação do documento original que confirma a sua contratação – Certificado bilíngue português/espanhol – é obrigatória nas fronteiras entre países do Mercosul. Sem a apresentação do certificado o veículo é impedido de circular no país de destino.

Como contratar?

O proponente deve procurar um corretor de seguros, que vai lhe apresentar as cotações. No seguro Carta Verde, o pagamento do prêmio será feito antes do início da vigência do seguro, em data previamente acordada entre o segurado e a seguradora.

 Quem tem direito à indenização pelo CARTA VERDE?

Qualquer terceiro que sofra danos causados por acidentes provocados pelo veículo segurado.

 Para fazer sua carta verde e conseguir ingressar nos países do Mercosul entre em contato com

As Unidades de Atendimento Sulcredi ou via whatssApp: 49 9 8901-0979

Fonte: http://www.tudosobreseguros.org.br/entenda-o-seguro-carta-verde/

Gostou? Compartilhe!
Dúvidas sobre o Pix?
1-     O que é o Pix?O Pix é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos. O Pix é concluído em poucos segundos,...
Você já se perguntou: Por que uma nota de 200 reais?
        Desde o início da pandemia do Covid-19, é possível observar um aumento do uso de dinheiro em espécie. Em momentos de incerteza como é o caso de uma pandemia, dinheiro simboliza segurança. Pessoas e...
Pix já tem data oficial de lançamento: 16 de Novembro de 2020
               O Banco Central (BC) instituiu oficialmente o Pix e aprovou seu Regulamento no dia 12 de agosto. O lançamento oficial foi confirmado para 16 de novembro e o início do registro das Chaves Pix...
Participantes do consórcio de máquinas agrícolas crescem 68,2%
    Nos últimos cinco anos, o número de participantes do consórcio de máquinas agrícolas aumentou 68,2% no País. Foi o que identificou pesquisa realizada em maio pela assessoria econômica da ABAC, junto às administradoras...