Blog
Voltar
19/07/2019 15:43

4 Pilares da Governança Corporativa para sua empresa

A gestão de uma empresa não é um processo fácil e a governança corporativa é a resposta. As diretrizes, valores e pretensões devem ser claras dentro do estatuto social para entender a imagem que a empresa deseja passar para o mercado.

As transformações decorrentes do avanço das transações financeiras e das globalizações exigiram das empresas uma readequação das estruturas de controle a partir do fluxo acelerado do crescimento das atividades.

Esse crescimento do mercado trouxe alguns conflitos internos em algumas empresas. Os diversos sócios, o acionista proprietário e os administradores precisam falar a mesma língua para garantir os interesses da empresa a frente de pensamentos pessoais dentro do ambiente corporativo.

Lidar com diferentes pessoas e linhas de pensamento exigiu uma solução das empresas para garantir um ambiente saudável de trabalho em que o corporativo esteja acima do pessoal. Como proceder quando dois sócios discordam? Assim surgiu a Governança Corporativa.

Os quatro pilares da Governança Corporativa

O conceito baseia-se na criação de um sistema para direção das empresas. Os sócios, membros do conselho, fiscalização interna e controle participam do processo de criação de regras para a gestão dos processos administrativos.

Os interesses devem estar alinhados para não gerar choques dentro da empresa e todos entenderem claramente a hierarquia interna durante as tomadas de decisões.

Como em um jogo de xadrez, todos devem saber claramente o seu papel na empresa. Os processos de Governança Corporativa contribuem para a organização dos empreendimentos, uma vez que otimizam a gestão da organização.

A Governança Corporativa se apoia em quatro pilares principais: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa – de acordo com o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Transparência: Todas as decisões tomadas devem ser claras para todos dentro de uma empresa. Do governo ao cliente, dos investidores à sociedade, as informações não devem ser restritas para as partes interessadas.

Equidade: Os sócios e stakeholders devem receber tratamento justo e igualitário dentro de uma empresa.

Prestação de contas: As empresas devem prestar contas de todas as atividades realizadas para seus sócios e para as demais partes interessadas de forma clara, concisa e compreensível.

Responsabilidade Corporativa: Os agentes de governança devem ter uma visão ampla da empresa para zelar pela viabilidade econômico-financeira e todas as variações possíveis nesse processo.

Mostre seus valores para o mercado

Os comportamentos adotados pela governança corporativa refletem benefícios internos e externos dentro de corporações. Empresas extremamente estruturadas e com alto valor de mercado utilizam das práticas para mostrar seus valores de forma clara.

A eficiência administrativa para resolução de conflitos internos e a transparência agregam valor à empresa, pois a adoção de boas práticas não beneficia apenas o interesse de seus donos, mas do mercado como um todo.

As empresas mais estruturadas e com maior longevidade são apostas de baixo risco para os investidores. Os conceitos adotados pela Governança Corporativa são essenciais para avaliar retornos de investimento e garantir a melhor opção no mercado.

A aplicação dos conceitos de Governança Corporativa contribui efetivamente para o funcionamento adequado dos processos, maior eficiência e, portanto, melhores resultados.

Outro fator relevante na melhoria dos resultados e imagem da marca é a gestão da qualidade, como está esse processo na sua empresa?


Gostou? Compartilhe!
Consórcio Imobiliário em 2 vídeos
Está pensando em comprar um imóvel? Então você precisa conhecer o consórcio de imóveis! A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio a ABAC se juntou a influenciadores digitais para explicar como funciona essa modalidade de acesso ao...
O atendimento humanizado como principal diferencial das Cooperativa de Crédito
As cooperativas de crédito são conhecidas, e elogiadas, pelo bom atendimento ao público. Diferente de muitos dos bancos, elas priorizam a humanização e personalização na hora de lidar com os seus cooperadosOutro ponto que faz com que muitas...
Como surgiu o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito
 A PRIMEIRA TENTATIVA                                                            ...
Cooperativa participa de evento para comemorar o dia das crianças
No sábado  dia 12, aconteceu o 15º Festival do Sorvete organizado pela JCI Maravilha, durante o evento “Criança, a festa é sua” realizado pela Prefeitura Municipal de Maravilha no espaço Criança Sorriso. Durante o evento a Cooperativa...