Blog
Voltar
19/07/2019 16:02

Dia C- Dia de Cooperar 2019

 O movimento Dia de Cooperar (DIA C), iniciativa do Sistema OCB, apoiada por suas organizações estaduais e realizado pelas cooperativas brasileiras, prova que cooperativismo é capaz de unir desenvolvimento econômico e a preservação dos recursos naturais. Ao longo de toda extensão do território nacional as iniciativas transformadoras são promovidas anualmente por voluntários que já sabem que a cooperação e as atitudes simples são capazes de transformar o mundo.

“As cooperativas ajudam a preservar o emprego e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia. Através da participação, os membros têm uma motivação para mudar suas vidas, suas comunidades e o mundo”, afirma o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco.

O Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho e o objetivo desta celebração é aumentar a conscientização das cooperativas. O evento ressalta as contribuições do movimento cooperativo para resolver os principais problemas enfrentados pelas Nações Unidas e para fortalecer e ampliar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.
Em 16 de dezembro de 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução, que proclamava o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional das Cooperativas, marcando o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional. A comemoração deste ano será o 25º Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas e o 97º Dia Internacional do Cooperativismo.

Por que este tema?
Dada a crescente desigualdade de hoje, o aumento da insegurança no emprego e altos níveis de desemprego, particularmente entre os jovens, o tema de 2019 #Coopsday foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8: “Desenvolvimento inclusivo e trabalho decente”.
Como empresas centradas nas pessoas e atores-chave do desenvolvimento (de acordo com o Consenso Europeu sobre Desenvolvimento de 2017), as cooperativas têm um papel importante a desempenhar na criação de empregos decentes e no empoderamento econômico e social das comunidades locais. O princípio do cooperativismo Gestão democrática pelos associados permite que as comunidades possuam e gerem cooperativas de maneira conjunta, através do controle democrático que traz crescimento inclusivo e sustentável, sem deixar ninguém para trás.
Como as cooperativas são empresas geridas por seus valores, que pertencem a seus associados, que as controlam e dirigem, os trabalhadores cooperativos experimentam “uma busca por eficiência, flexibilidade compartilhada, um senso de participação, um ambiente familiar e um forte senso de identidade”, conforme revelado na série de entrevistas realizadas em dez países diferentes em todo o mundo, em conexão com a publicação Cooperatives and Employment: a Global Report.
Gostou? Compartilhe!
Consórcio Imobiliário em 2 vídeos
Está pensando em comprar um imóvel? Então você precisa conhecer o consórcio de imóveis! A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio a ABAC se juntou a influenciadores digitais para explicar como funciona essa modalidade de acesso ao...
O atendimento humanizado como principal diferencial das Cooperativa de Crédito
As cooperativas de crédito são conhecidas, e elogiadas, pelo bom atendimento ao público. Diferente de muitos dos bancos, elas priorizam a humanização e personalização na hora de lidar com os seus cooperadosOutro ponto que faz com que muitas...
Como surgiu o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito
 A PRIMEIRA TENTATIVA                                                            ...
Cooperativa participa de evento para comemorar o dia das crianças
No sábado  dia 12, aconteceu o 15º Festival do Sorvete organizado pela JCI Maravilha, durante o evento “Criança, a festa é sua” realizado pela Prefeitura Municipal de Maravilha no espaço Criança Sorriso. Durante o evento a Cooperativa...