Blog
Voltar
19/07/2019 16:02

Dia C- Dia de Cooperar 2019

 O movimento Dia de Cooperar (DIA C), iniciativa do Sistema OCB, apoiada por suas organizações estaduais e realizado pelas cooperativas brasileiras, prova que cooperativismo é capaz de unir desenvolvimento econômico e a preservação dos recursos naturais. Ao longo de toda extensão do território nacional as iniciativas transformadoras são promovidas anualmente por voluntários que já sabem que a cooperação e as atitudes simples são capazes de transformar o mundo.

“As cooperativas ajudam a preservar o emprego e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia. Através da participação, os membros têm uma motivação para mudar suas vidas, suas comunidades e o mundo”, afirma o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco.

O Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho e o objetivo desta celebração é aumentar a conscientização das cooperativas. O evento ressalta as contribuições do movimento cooperativo para resolver os principais problemas enfrentados pelas Nações Unidas e para fortalecer e ampliar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.
Em 16 de dezembro de 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução, que proclamava o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional das Cooperativas, marcando o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional. A comemoração deste ano será o 25º Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas e o 97º Dia Internacional do Cooperativismo.

Por que este tema?
Dada a crescente desigualdade de hoje, o aumento da insegurança no emprego e altos níveis de desemprego, particularmente entre os jovens, o tema de 2019 #Coopsday foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8: “Desenvolvimento inclusivo e trabalho decente”.
Como empresas centradas nas pessoas e atores-chave do desenvolvimento (de acordo com o Consenso Europeu sobre Desenvolvimento de 2017), as cooperativas têm um papel importante a desempenhar na criação de empregos decentes e no empoderamento econômico e social das comunidades locais. O princípio do cooperativismo Gestão democrática pelos associados permite que as comunidades possuam e gerem cooperativas de maneira conjunta, através do controle democrático que traz crescimento inclusivo e sustentável, sem deixar ninguém para trás.
Como as cooperativas são empresas geridas por seus valores, que pertencem a seus associados, que as controlam e dirigem, os trabalhadores cooperativos experimentam “uma busca por eficiência, flexibilidade compartilhada, um senso de participação, um ambiente familiar e um forte senso de identidade”, conforme revelado na série de entrevistas realizadas em dez países diferentes em todo o mundo, em conexão com a publicação Cooperatives and Employment: a Global Report.
Gostou? Compartilhe!
Cooptalks 2020
    Para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, a MundoCoop realiza o maior evento cooperativista digital, abordando os temas de inovação, sustentabilidade, comunicação e aprendizagem. Dois dias dedicados à troca de...
O Cooperativismo como saída para a crise econômica
    A pandemia da Covid-19 traz à tona a necessidade de uma nova economia, um modelo que seja inclusivo, partilhado e colaborativo. O que pouco se fala é que essa definição já existe dentro do que é o cooperativismo desde...
Nova Campanha de Seguros
        A Cooperativa Sulcredi está sempre em busca de soluções para oferecer ao associado produtos e serviços que melhor atendam às suas necessidades, e que possui o melhor custo benefício ao...
Semana do Meio Ambiente
Realizado anualmente desde 1974, 5 de junho é a principal data para promover a conscientização e a ação em nível global em prol do meio ambiente. O que, aliás, deve ser colocado em prática todos os dias. E uma das melhores formas de fazer isso é...