Blog
Voltar
06/12/2019 14:38

Jogos escolares de Xadrez 4ª edição

Os jogos escolares de Xadrez aconteceram no dia 04 de dezembro em flor do sertão, o evento teve a participação de mais de 300 crianças de escolas públicas do município.

 Crianças sempre querem fazer várias coisas ao mesmo tempo. Estão descobrindo o mundo e sentem curiosidade. Numa época em que aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets, são multitarefas, o jogo de xadrez trabalha o contrário.

Paciência é fundamental no jogo. Esperar pelo movimento do adversário é saber dar chance para que ele faça o melhor dele. Enquanto isso, a criança deve ficar concentrada no jogo, sem realizar outras atividades.

Pesquisas mostram que a prática desenvolve o raciocínio matemático e o pensamento crítico, além de melhorar a imaginação, criatividade e comunicação”, disse ao jornal Antônio Carlos Duarte de Carvalho, coordenador do Núcleo de Xadrez da USP.

Ele também notou: “Para crianças, é um bom apoio ao desenvolvimento na escola.

Os benefícios do xadrez fazem com que o aprendizado da criança englobe criatividade, autoestima e respeito ao outro. Tanto que a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) estimula a prática no ambiente escolar e criou o Comitê de Xadrez Escolar, para que seu uso seja uma ferramenta pedagógica.

 Conforme a gerente de unidade de atendimento de flor do sertão Mariana Foresti "a cooperativa é a grande fomentadora deste projeto, e tem como principal objetivo contribuir com o desenvolvimento social das crianças fortalecendo o relacionamento entre comunidade e cooperativa".

 

Gostou? Compartilhe!
Educação financeira é essencial para uso consciente do crédito
    Com maior acesso ao crédito, as famílias brasileiras começam a concretizar muitos dos seus sonhos de consumo. No entanto, a falta de planejamento tem colocado muitos trabalhadores na lista de devedores. De acordo com...
Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito com o tema ‘Inspirando esperança para uma comunidade global’
    O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) anunciou o tema do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito deste ano, que destacará como o setor está trazendo esperança em um momento de crise.Comemorado todos...
Covid-19: Banco Central adota medidas temporárias para o segmento de consórcios
O Banco Central alterou, temporariamente e em caráter de excepcionalidade, regras de funcionamento e constituição de grupos de consórcio a fim de mitigar os efeitos de eventuais dificuldades de obtenção no mercado dos bens ou serviços vinculados...
Dia C de Cooperar
As palavras cooperação e empatia nunca foram tão destacadas nos noticiários ao redor do mundo. São os seus significados que nos fazem – aqueles que podem – ficar em casa para diminuir o contágio do coronavírus. E quando o assunto é cooperar por um...