Blog
Voltar
24/08/2020 10:06

Participantes do consórcio de máquinas agrícolas crescem 68,2%

    Nos últimos cinco anos, o número de participantes do consórcio de máquinas agrícolas aumentou 68,2% no País. Foi o que identificou pesquisa realizada em maio pela assessoria econômica da ABAC, junto às administradoras que atuam no segmento.

    De maio de 2015 para maio de 2020, o volume de consorciados ativos do consórcio de máquinas agrícolas passou de 69,5 mil para 116,9 mil. Quase metade desse grupo (44%) é proveniente da Região Sul, mas o segmento também tem muita força na Região Centro-Oeste, onde estão 30% dos consorciados. Outros 15% estão na Região Sudeste, enquanto 8% são do Norte e 3% do Nordeste. 

O total de consorciados que estão planejando a aquisição de máquinas e implementos agrícolas representa 33,3% dos 350,65 mil participantes ativos no consórcio de veículos pesados – na qual a compra de bens vinculados ao agronegócio se insere. 

    Três a cada cinco consorciados (60,4%) são pessoas físicas, identificou a pesquisa. Isso corresponde a 70,6 mil participantes. Já o total de pessoas jurídicas (36,9 mil), responde por 31,6%. Por fim, há 9,4 mil enquadrados como prestadores de serviços, representando 8%.


Dados gerais do Consórcio de Máquinas Agrícolas


    A pesquisa da ABAC mostrou que a taxa média mensal de administração no consórcio de máquinas agrícolas foi de 0,111% – ou 1,33% ao ano. O prazo médio de duração dos grupos ficou em 11o meses.

Os créditos praticados variaram entre R$ 80 mil e R$ 461 mil. Com os créditos disponibilizados via contemplações, 50,7% dos consorciados adquiriram tratores de rodas, 21,7% adquiriram tratores com esteira, enquanto 20,3% preferiram implementos agrícolas/rodoviários e 7,3% colheitadeiras e cultivadores motorizados.


Diferenciais do consórcio para o agronegócio


    O Brasil pode atingir safra recorde no período 2020/21, estimou a Cogo – Inteligência em Agronegócio. O volume de grãos colhidos deve chegar a 270,8 milhões, representando alta de 7% frente às 253,3 milhões de toneladas previstas para a temporada 2019/2020. 

O Sistema de Consórcios é parceiro do agronegócio e tem muito a contribuir com esses resultados. Isso ocorre porque os produtores rurais têm desenvolvido novas técnicas de produtividade, que são potencializadas com novos equipamentos e contam com a participação do Sistema de Consórcios na viabilização das aquisições de equipamentos e no aumento da rentabilidade.

    Existem planos especiais do consórcio para os profissionais do agronegócio. Eles contam com prazos mais longos e condições de pagamento diferenciadas, que atendem às sazonalidades das culturas.

As opções são pagamentos normais (parcelas mensais de acordo com o plano da cota adquirida pelo produtor), pagamentos anuais por safra (se adequa ao período das colheitas), pagamentos por safra com adiantamentos (também se adequa aos períodos das colheitas, mas possui adiantamentos trimestrais ou semestrais) e meia parcela (pagamento do valor de meia mensalidade, com reforços trimestrais ou semestrais).

 http://blog.abac.org.br/pesquisas-da-abac/consorcio-de-maquinas-agricolas-pesquisa-maio2020?fbclid=IwAR1Dt64waT3exrq3XyFIICwF51ndrx1YoLLlbSnVyPBILUhqExMCukIhhBI

Gostou? Compartilhe!
Sulcredi realiza projeto de Educação Financeira nas escolas
    Durante o mês de Maio, a Sulcredi promoveu um Projeto de Educação Financeira para alunos da turma 901 da Escola Básica Professor Manuel de Freitas Trancoso em Iraceminha - SC. O projeto foi ministrado pela colaboradora...
Sulcredi participa do 22º São Miguel Tchê
    Estivemos presentes no 22º São Miguel Tchê em São Miguel do Oeste - SC que ocorreu nos dias 13 a 15 de maio. Três dias de muito trabalho, cooperação, tradição e conversa. No decorrer do evento muitas pessoas, entidades,...
Reinauguração da Agência de Flor do Sertão
     Inauguramos um novo espaço na agência de Flor do Sertão na manhã desta sexta-feira (11). O evento contou com a presença de associados, lideranças da comunidade, conselheiros da cooperativa e...
Sulcredi disponibiliza programa SC Mais Renda para associados
    A Sulcredi, através de uma parceria com o BADESC, passou a oferecer mais um serviço para auxiliar os seus associados, micro e pequenos empreendedores, afetados pela pandemia COVID-19. Através do programa SC Mais Renda...