Blog
Voltar
23/11/2020 08:46

Resiliência Financeira. Saiba como atravessar a crise

    O surgimento da pandemia de Covid-19 fez com que grande parte da população ficasse inseguro em relação às suas finanças. O estresse aumentou, o medo de perder o emprego se potencializou e a resiliência financeira passou a ser essencial.


     Resiliência é um termo utilizado originalmente para descrever uma característica que algumas pessoas possuem, de se recuperar facilmente de alguma situação ou transtorno que porventura venha a ocorrer

Definição de resiliência financeira


    A resiliência no sentido financeiro é um conceito que surge para que os indivíduos que passam ou passaram por dificuldades, envolvendo a falta de dinheiro, tenham a força e foco necessários para se reerguerem, mesmo diante das adversidades.

    Toda pessoa, em algum momento da sua vida, passou ou passará por alguma dificuldade relacionada à falta de dinheiro ou descontrole de suas finanças. O ponto importante da resiliência financeira é conseguir se recuperar dos problemas gerados e dar a volta por cima. 

    Se você passa por dificuldades financeiras e não tem calma e paciência para se manter lúcido e consciente dos seus atos, dificilmente será resiliente.

    Assumir a responsabilidade por tudo o que acontece com as suas finanças é um dos passos principais para a recuperação, e aquele que sempre tenta culpar terceiros está fadado a permanecer na mesma situação por longos anos.

    Muitos colocam a culpa na crise financeira, no governo e nas instabilidades econômicas que nosso país vivencia há anos. Não estamos dizendo que esses fatores não influenciam; no entanto, se existe alguém capaz de ajudar uma pessoa a ser resiliente e recuperar suas finanças, é ela mesma, a partir do momento em que se torna responsável por seu sucesso ou fracasso nesse processo.

Então, o primeiro passo para a resiliência financeira é estar consciente do problema, ter paciência para moldar as características das pessoas que passaram por cima das adversidades e mudaram o rumo de suas finanças e, principalmente, assumir o controle.

    O que mais atrapalha os indivíduos a colocarem sua vida financeira em ordem é o sentimento de fracasso e derrota. Quando eles olham para trás e conseguem visualizar que, em dado momento, tiveram sua vida financeira em dia e que atualmente encontram-se em uma situação completamente diversa, o desespero bate, e o desânimo toma conta da pessoa.

 

    O sentimento de gratidão gera uma série de descargas elétricas em nosso corpo, o que faz com que nos movemos focados e determinados em busca de um objetivo valioso. Um grande escritor norte-americano, chamado Dale Carnegie, mencionou em um de seus livros uma técnica, para conseguir ser resiliente e vencer adversidades financeiras: a aceitação do pior.

    Essa ideia pode parecer um pouco exagerada, mas é possível que ajude no processo de recuperação das suas finanças. Fazendo isso, você levará uma vida mais despreocupada e ficará tranquilo quando algo que poderia ser considerado como um evento trágico em suas finanças acontecer.

Gostou? Compartilhe!
Sulcredi participa do 22º São Miguel Tchê
    Estivemos presentes no 22º São Miguel Tchê em São Miguel do Oeste - SC que ocorreu nos dias 13 a 15 de maio. Três dias de muito trabalho, cooperação, tradição e conversa. No decorrer do evento muitas pessoas, entidades,...
Reinauguração da Agência de Flor do Sertão
     Inauguramos um novo espaço na agência de Flor do Sertão na manhã desta sexta-feira (11). O evento contou com a presença de associados, lideranças da comunidade, conselheiros da cooperativa e...
Sulcredi disponibiliza programa SC Mais Renda para associados
    A Sulcredi, através de uma parceria com o BADESC, passou a oferecer mais um serviço para auxiliar os seus associados, micro e pequenos empreendedores, afetados pela pandemia COVID-19. Através do programa SC Mais Renda...
Cooperativas registram grande crescimento em meio a pandemia
Relacionamentos de valor, conectividade e colaboração são essenciais em um cenário de intensa mudança, especialmente diante da crise econômica consequente da pandemia. Essas virtudes intensificam o papel importante do Cooperativismo de Crédito,...